top of page

OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO DENTRO DA UNILA

Extensão

Extensão é a ponte entre a Universidade e a Comunidade. Constitui-se como processo educativo, cultural, científico e político que, articulado de forma indissociável com o ensino e a Pesquisa, viabiliza e media a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.

 

A Extensão na UNILA atua por meio de programas, projetos, cursos, eventos e publicações. As ações são desenvolvidas por estudantes, docentes e técnicos com a participação efetiva da Comunidade Incentiva a inclusão social, a diversidade cultural e linguística e a produção de instrumentos capazes de promover a integração econômica, social e política na região trinacional, inserida num debate latino-americano.

 

O estudante pode atuar como: Extensionista Voluntário; Extensionista em Atividade Curricular e Extensionista Bolsista:

 

  • O Extensionista Bolsista recebe auxílio financeiro para o desenvolvimento de ações de extensão com caráter acadêmico, educativo, social, cultural y/o tecnológico, objetivando ampliar e fortalecer a integração da universidade com a sociedade, regulado pela COSUEX 01/2017 – Programa de Incentivo à Participação Discentes nas Ações de Extensão – PRODEX.]

 

As consultas e inscrições para participar dos projetos de extensão são realizadas através do SIGAA, dito procedimento é explicado no manual abaixo.

Contato:

proex@unila.edu.br

Vila A: +55 (45) 3529-2192

Jd. Universitário (JU): +55 (45) 3529-2865

PROMA – Programa de Monitoria Acadêmica

O PROMA objetiva viabilizar atividades de acompanhamento discente, vinculadas às necessidades de formação acadêmica dos estudantes de graduação, aprimorando o processo de ensino e aprendizagem relacionado ao conteúdo programático dos componentes curriculares de seus cursos.

  • Divulgação: Edital; La semana Unilera; Lista de E-mail zimbra.

  • Fluxo: Semestral.

  • Inscrições: pelo módulo Monitoria no SIGAA.

  • Seleção: Realizada pela PROGRAD, conforme critérios do Edital.

  • Atividades: Realização da Monitoria semanalmente com os estudantes participantes, encontros com o orientador, envio do relatório de frequência no SIGAA.

  • Prestação de Contas: Relatório de Frequência e Relatório Final no SIGAA.

Iniciação Científica E Ao Desenvolvimento Tecnológico E Inovação

O Programa Institucional de Iniciação, na modalidade remunerada e voluntária, tem como objetivo geral contribuir para a formação de recursos humanos para pesquisa, despertando a vocação científica e tecnológica, incentivando talentos potenciais entre estudantes de graduação. A Iniciação compreende os seguintes programas: Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) nas modalidades de Iniciação Científica (IC), Iniciação Científica Ações Afirmativas (IC-AF) e Iniciação Científica do Ensino Médio (IC-EM); Programa Institucional de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI); Programa Institucional de Voluntariado em Iniciação Científica e Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVICTI).

 

Os editais são lançados anualmente. O estudante, indicado pelo docente, será orientado durante o período de 12 meses e, na conclusão, deverá apresentar relatório final e resumo expandido, o qual deverá ser apresentado no evento anual de Iniciação Científica e Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI).

 

Mais informações poderão ser consultadas na página.

Estágio

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional.

 

Modalidades:

  1. Estágio Obrigatório, quando previsto no Projeto Pedagógico de Curso - PPC como componente integrante da matriz curricular, sendo requisito obrigatório para a aprovação e a obtenção de diploma;

  2. Estágio não-obrigatório, quando atividade de realização facultativa, com possibilidade de equivalência de horas para atividades acadêmicas complementares, conforme PPC e regulamentação de cada curso

Quais São Os Passos Para Conseguir Um Estágio?

  1. Identificação do campo de estágio de interesse;

  2. Vínculo com as concedentes de estágio.

  3. Documentação relativa ao estágio: 

a) Antes do início das atividades;

b) durante o estágio;

c) ao fim do estágio;

 

O procedimento para localizar estágios nas agências ligadas à UNILA está detalhado no manual abaixo.

bottom of page