ID JOVEM
A Identidade Jovem é um documento digital criado pelo Governo, com o intuito de garantir alguns benefícios a jovens, entre 15 e 29 anos, de baixa renda. O documento faz parte da Lei da Juventude e deve ser aceito como tal.
Para cadastrar seu documento o jovem terá duas opções, através do aplicativo oficial para smartphones ou pelo site oficial do programa.
Em ambos os casos, para realizar o cadastro é necessário ter em mãos o número do NIS – Número de Identificação Social (Registro CADUNICO para obter o NIS). Somente depois da inclusão e de posse do número do NIS, o cadastro do documento poderá ser realizado. Quem já possui o número de identificação Social, já pode fazer o download do aplicativo de forma gratuita, nas lojas oficiais da Apple, Windows e Google Android.
Depois do download, abra o aplicativo e informe o número do NIS gerado no seu cadastro, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Depois da confirmação, caso não haja erros em seu cadastro, será gerado sua ID jovem com QRCode com código de identificação, data de validade e dados do titular.
Quais são os benefícios?
Portadores da Identidade Jovem terão direito a vários benefícios, como meia entrada (pagando 50% do valor) em shows musicais, teatros, eventos esportivos, eventos culturais, dentre outros. Outro benefício da ID está na isenção de pagamento de taxas em concursos públicos.
E o principal benefício e mais utilizado entre os cadastrados no programa, são as Viagens gratuitas (ônibus e avião).
A ID Jovem garante duas vagas 100% gratuitas e outras duas com 50% de desconto em transporte rodoviário para viagens interestaduais, ou seja, viagens para cidades de outros estados. É através do documento de identificação que os jovens conseguem esses benefícios.
Para usar a Identidade Jovem em eventos de cultura, lazer e esporte, o jovem pagará somente meia-entrada, ou seja, 50% do valor que será cobrado no ingresso para todo o público.
Grupo do Facebook para dúvidas e informações: ID Jovem - soluções

